Era uma Vez na América

Nós todos conhecemos Sergio Leone, por ser um dos inventores do Spaguetti Western, e seus caubóis, entre eles Charles Bronson, o homem da gaita, e Clint Eastwood, o ´´Loiro´´, mas o que queremos investigar aqui, é outro prisma da carreira de Leone, em um filme menos falado, que contou com a sua direção, ´´Era Uma Vez Na América.
Robert De Niro (Noodles), é um garoto que vive em um bairro pobre de Nova York, que pratica pequenos furtos com seus amigos de bairro, em um desses furtos  um de seu amigos morre, mas isso não desanima o grupo a continuar cometendo pequenos crimes.
A frequência em que os crimes acontecem irrita um grande figurão do bairro, mas que vê nos meninos grandes ´´soldados´´ para máfia, em suas adolescências eles são treinados pela máfia, e quando ainda jovens se tornam mafiosos. Noodles se apaixona por uma menina de seu bairro, mas perde a virgindade com uma menina que transava por causa de biscoitos, A parte da infância e da adolescência dos meninos é contada através de FlashBacks por um Noodles já mais velho, na casa
 dos 50 anos. Esse Noodles mais velho, após tentar uma nova vida em São Francisco, está de volta a Nova York, e todo o seu passado começa a voltar a sua memória, desde o dia em que ele embarca om sua família no navio que trazia imigrantes italianos para os EUA.
Aconteceu, que após entrar para a máfia, a vida de Noodles  se modificou, todos os seus amigos foram traídos e mortos, por causa de uma negociação que deu errado, e ele foi (supostamente) o único sobrevivente da antigas gangue.
Digo supostamente, pois Noodles, recebe uma carta de seu antigo companheiro, Max, que é hoje, um grande figurão de Nova York, com laços inclusive, para com o Governador do Estado. Esse é o motivo para o retorno de Noodles, descobrir o que aconteceu, com sua ex-gangue, quem os traiu e porque?

O filme, é primaziado por sua fotografia, e a direção de Sérgio Leone conseguiu capturar a vida difícil que os imigrantes italianos tinham que enfrentar no começo de sua estabilização em território norte americano. O filme vai de 1929 até 1965, não cronologicamente e é baseado em vingança e amizade, dois sentimentos que são externados por Max e Noodles respectivamente, é como se fora, um encontro nostálgico entre dois amigos  que não se viam á muito tempo, e  que alguma pedra ficou em seu caminho, essa pedra é um segredo, que por sinal sustenta toda a trama, e mantem , os dois mesmo estando longe, interligados por uma coisa feita no passado.
Afinal, o passado não pode ser consertado, mas o futuro poderá, e é em busca disso que Noodles retorna ao lugar que ele cresceu, para viver em paz consigo mesmo após isso.                   

Comentários