Um Estudo em Vermelho

Um estudo em vermelho é a primeira aventura do detetive Sherlock Holmes, marco do seu encontro com o Dr. Watson, quando vão dividir um apartamento na 221b Baker Street. Em poucas Semanas, logo Watson percebe Sherlock tem hábitos estranhos, é a partir de um artigo no jornal intitulado ´´A ciência da Dedução´´ que Watson toma conhecimento de que Sherlock é um detetive-consultor da Scotland Yard .
Após essa descoberta, Lestrad, o inspetor de policia pede que Holmes investigue o assassinato do Sr. Stangerson, que morreu misteriosamente, sem nenhum sinal de violência, chegando ao local, Holmes nota pegadas, dentro da casa ele vê uma palavra escrita em sangue: RANCHE, Watson que havia aceitado acompanhar Holmes, fica impressionado com a habilidade do seu companheiro e relata tudo de perto sendo o personagem-narrador, desta e de todas as 60 histórias de Holmes.
Logo após houve outro assassinato, o do Sr. Drebin, ocorrido nas mesmas circunstâncias,
Homes então pede ajuda para um grupo de meninos de rua de Londres, que afirmam ter visto um carro muito suspeito andando pelas ruas dos assassinatos, era um taxi, que  transportava Jefferson Hope. Sherlock entra em contato com Hope, e quando se encontram, junto de Lestrad, Holmes prende Hope, com a acusação de ter cometido os assassinatos.
A partir de então, entra em ação o conjunto de ´´ciência dedutiva´´ de Sherlock Holmes, começa a segunda parte do livro, onde somos transportados para Utah nos Estados Unidos, para contar a história de Lucy e John Ferrier. Os Mórmons, Lucy era prometida para casamento com o Sr. Drebin, mas era apaixonada por Jefferson Hope, Por ironia do destino, ela casa-se com Drebin, Drebin e Strangerson são amigos e judiam de Lucy até sua morte. Jefferson então, jura vingança e parte a caça dos dois homens, matando-os em sua estadia em Londres. A investigação é então concluída e Holmes não leva credito algum pela descoberta.
Os processos de abdução e Dedução, são importantes nas investigações de Holmes, seu cérebro é extremamente voltado para isso. (Abdução tem sua origem na filosofia de C.S. Peirce e dedução, ou o Silogismo na Filosofia de Aristóteles, para fundamentar a retórica e ambas fundamentam a investigação cientifica).                 
  

Comentários