Os Miseráveis

A história dos miseráveis, contada por Victor Hugo, é um épico francês que mostra a revolução francesa pelos olhos de Jean Valeijan, um condenado pela justiça, que tenta se reerguer e buscar sua liberdade. Ao redor de Valeijan se cruzam outras diversas histórias, como por exemplo as De Fantine, a mulher que está com tuberculose e é obrigada a abandonar Cosett aos cuidados de um estalajadeiro corrupto e agressor e se torna prostituta e sofrte nas ruas de paris, ainda vitima de tuberculose, Marius, o estandarte da revolução francesa, que acredita na libertação do povo francês do julgo de Napoleão, que acaba se apaixonando por Cosett e encenando o romance do livro.
A busca de libertação por parte de Jean Valeijan não é somente da cadeia, que ele havia passado 19 anos, cinco por roubar pão para a família e o resto por tentar fugir, é uma busca de redenção pessoal. Valeijan muda de nome diversas vezes durante o romance como se tentasse começar uma nova vida, torna-se até prefeito de uma cidade, mas isso não dura muito tempo, pois o policial que leva a justiça acima de tudo, Javert começa a desconfiar, da verdadeira identidade de Valeijan  e a perseguição entre os dois, como cão e gato se repete durante todo o romance.
Em meio essa perseguição está Cosset, adotada por Valeijan, que vive um romance com Marius, filho de um aristocrata, eles se mostram dispostos a superar todas as diversidades em nome do amor. Epponie, que também é apaixonada por Marius, não consegue sua atenção, e acaba ajudando o casal a ficar juntos
Como o romance se passa entre a Batalha de Waterloo e o levante de 1832, o clima de revolução se espalha, e continua a constituir o pano de fundo principal do romance além daquele de mostrar as misérias dos pobres e marginalizados franceses.
Pois é justamente no Capitulo que se passa nas barricadas da revolução em que o romance atinge seu clímax, com Valeijan salvando a vida de Javert, seu perseguidor, que o deixa fugir,  atormentado por ter violado a lei pela primeira vez, Javert se suicida, jogando-se da torre mais alta.
Em paz consigo Valeijan, se afasta de Cossset e Marius, que se casam. Marius, estava para morrer na barricada, mas Epponie morre por ele.
O estalajadeiro Corrupto  conta a história verdadeira de Jean Valeijan e que ele salvou Marius que estava ferido nas barricadas. Comovido Marius leva Cosset para uma vista a Valeijan que já estava moribundo, mas fica   feliz por ter Cosset a seu lado de novo e morre.
A transformação de Valeijan de um procurado, a um herói, de conhecido por um numero: 24601 tendo seu nome de volta e morrendo em paz redimido de todos os pecados é a maior transformação do romance, acompanhar esse processo moral de auto reconhecimento, quando Valeijan deixa de ser prefeito para se revelar sua identidade verdadeira e salvar um homem que fora confundido com ele, a fuga que ele tem que empreender com Cosset, toda vez que percebe que Javert está em seu encalço é emocionante. Por parte de Cosset, a menina que é escrava e no fim acaba uma aristocrata. A transformação humana em suma, a superação de dificuldades enquanto buscam entender quem são e buscam ao mesmo tempo a liberdade é a grande mensagem que ´´Os Miseráveis´´ de Victor Hugo deixa para a posteridade.                    

Comentários