Familia Soprano: Todas as familias são Peculiares


 No post passado, falamos de uma das séries que eu julgo que contribuiu para que a tv atingisse sua maturidade e importância no cenário de produções drámaticas. Dessa vez falaremos da série que sedimentou e firmou esse caminho. ''The Sopranos'' de David Chase.
Meu primeiro contato com ''Familia Soprano'' foi muito jovem, com uns oito anos, por algum motivo que não me lembro ao certo acabei ficando acordado até tarde sem minha mãe saber, é claro, e naquela noite, uma segunda - feira, coloquei a meia noite na Band e vi a abertura do sériado com a Musica Woke up This Morning do Alabama Five. No começo não entendi muito bem do se tratava aquilo, um mafioso que vai ao psicologo é no minimo curioso. Lembro-me que assisti ao épisodio era o primeiro da série, mas depois não pude assistir mais, porque não consegui ficar acordado em um horário tão tarde. Mas foi a partir dai que eu soube que depois das 22, os programas da televisão eram muito adultos, porque aquele que eu vi tinha morte, assasinato, drogas e temas mais adultos, como depressão e sexo. 
Foi a primeira vez que vi peitos num programa de tv. Corpos de biquini o Gugu já proporcionava aos domingos, mas peitos sem nada, foi minha primeira vez.
Isso porque Tony Soprano, o personagem principal da série além de sofrer de ataque de pânico e paranoia também chefiava a máfia de Nova Jérsei junto de seu Tio. E por falar em familia, a de Tony era complicada, além do Tio Junior, totalmente controlador e velha guarda da mafia, Tony tinha também que lidar com o relacionamento com a sua Mãe, Livia, que foi linha dura com ele quando criança, e também tinha seus problemas de autoestima.
Sou grato ao seriado e principalmente ao seu criador David Chase, que colocou muito da sua vida pessoal, e de seus problemas pessoais para inspirar a temática da série, foi a primeira série que me prendeu, mas dessa vez quando a revi na época da faculdade, como eu estudava a noite chegava em casa lá perto da meia noite, e enquanto minha maezinha conversava comigo fazendo o jantar pra nós dois eu colocava a série no primeiro computador que consegui comprar e assitia depois de jantar, dois episodios por noite, um hábito de assistir que mantenho até hoje. 
Minha mãe costumava perguntar o que era que eu via e um dia eu perdi o medo de contar que era uma série de violência, afinal eu ja tinha 19 anos na época, e ela só falou que na minha idade também assistia séries assim, só que de velho oeste.
Só com o passar do tempo, e adiquirindo maturidade pra entender como o mundo funcionava acabei entendendo o sufoco que Tony Soprano passava na série, ele era criminoso, mas a gente simpatiza com ele porque muito dos problemas que ele passa na série um dia nós também passamos, ou iremos  passar.
Problemas com a familia no geral, com os amigos, com o ''trabalho'', Tony passava por coisas mundanas, e o acúmulo de estresse, o fazia passar mal, ou fazia matar um cara com o taco de Beisebol.
Por causa dessa personalidade tão mundana e de acontecimentos tão cotidianos, Sopranos consegue ter um enredo que retrata a máfia, mas ao mesmo tempo tece comentários sobre a sociedade americana, porque Tony também é pai de familia, tem dois filhos, de certo modo, rebeldes e uma mulher que gosta do luxo que a familia leva. E ao contrário de muitas outras series Tony e sua familia se ajudam no mundo do crime, ele não tenta esconder os trabalhos sujos, da mulher e do filho.
Tony é o primeiro antihéroi da tv que o pessoal queria ser, acredito que se houvesse twitter na época que The Sopranos estreou, teriamos vários carinhas usando a foto de perfil dele (como eu já usei).
The Sopranos foi o seriado que costumo dizer, ''modelou'' bem bom gosto, por causa do seu estilo estético, da sua música (foi ai que conheci um dos meus artistas favoritos, Frank Valli, que também aparece na série), despertou meu gosto para filmes de crime/máfia e de ação também, antes de The Sopranos eu não conseguia ver uma coisa de mais de 20 minutos (o tempo dos animes na época) e em comparação alguns dos episódios da série passam da uma hora e se mantém em média nos 55 minutos de duração. 
The Sopranos também foi o primeiro sériado que vi em inglês no original sem legenda e o primeiro que pirateei em torrent. Então ele também me ajudou a dominar um idioma e a me virar na internet, tanto que depois comecei a ir bem na faculdade a medida que via mais episódios da série. 
Sopranos é uma série incrivel, um marco, falar isso soa redundante, por isso não quis fazer um texto que abordasse essas coisas tão batidas sobre os bastidores de uma série, mas quis trazer de certo modo uma perspectiva de como a série moldou meu carater e me formou como pessoa, me trazendo boas memórias no processo.
Então se você ainda não viu The Sopranos, ou já viu recomendo que veja ou reveja, porque se você acha sua familia estranha, saiba que não é a unica. 

Comentários