Enquanto se é ponto pacifíco que o estado deve arrecadar fundos para manter uma rede de apoio estavel a aqueles que precisam dela, como os desempregados, doentes, deficientes em geral, o salário minimo so se desvaloriza, conjuntamente com a nossa moeda dia após dia, muita das vezes não dando pra comprar uma cesta básica digna, com isso posto é de se esperar que com tamanha arrecadação os impostos pagos pelos brasileiros se converteriam em benefícios para a população geral. Mas não é isso o que acontece, ao inves disso o governo faz um pix pedindo doações para uma tragédia. Ora o pix que enviamos com os nossos impostos para a receita federal todos os anos não conta?
A tragédia do rio grande do sul durante essas semanas, nos demonstra que quando o estado falha o Povo só pode contar com o povo.
O estado falhou em inúmeros niveis, pois foram avisados com antecedencia que o fenomeno da enchente poderia acontecer e decidiram não investir em prevenção, evacuamento e escoamento da areas de risco. Agora o governador do estado vai a público e lamenta as mortes, assim como o presidente lamenta as mortes por dengue e o presidente anterior (não) lamentava as mortes por covid.
Quando o poder vigente é negacionista da ciencia ele coloca em risco a vida de todos, alias quando uma pessoa erra ela coloca em perigo poucas pessoas, quando o governo erra ele pode matar uma população inteira.
Essa acumulação de poder e capital deve ser combatida assim como combatemos o mesmo paradigma para as grandes empresas. O ser humano tem um senso de comunidade muito forte, disso aristóteles ja sabia, por isso propós a politeia como modelo de governo, que é diferente da democracia. A Politéia aristotelica passa muito mais pelo conceito de autogestão em pequenas comunidades do que a noção mais proxima de democracia que temos atualmente.
Observando a atual tragédia vemos muito mais o próprio povo ajudando o povo, e vemos as maquinas do estado e seus funcionários não conseguindo atender a demanda. Isso acontece porque na ação direta de autogestão do povo para com o povo, não existe desvio, corrupção, licitação, e burocracias e uma pessoa fisíca que engana a outra será automaticamente ostracizada, então há muito mais a se perder do que se o governo se colocasse na mesma situação.
A sociedade civil se mostra superior ao governo porque é decentralizada, as decisões de recursos nao precisam passar por um comite e por isso são mais eficientes em chegar aos que precisam. A decentralização é o caminho para um mundo mais harmonioso, pois tem a possibilidade de manter a identidade nacional de um povo enquanto se reduz a complexidade da gestão ao dividir o território em pequenas comunidades.
Mas é claro, o estado odeia competição, por isso quando comunidades autogestáveis surgem, sao prontamente rechaçadas, como por exemplo a da Bahia, liderada por antonio conselheiro, ou a de espanha experienciada por Geroge Orwell.
Ma um dia a verdade vencerá, enquanto isso naturalmente iremos continuar a provar que a autoorganização e autogestão são superiores a qualquer ideia iluminista de organização da sociedade.
Continuem doando para o rio grande do sul, mas não usem o pix do governo.

Comentários
Postar um comentário