Hubris o conceito grego da sobremedida

     O conceito de Húbris, ou no grego, Hybris, diz respeito a ações desmedidas em relação ao bom comportamento e a busca pela felicidade. Para os gregos, o comportamento ético deve ser encarado como uma medida matemática. Segundo Platão e Aristóteles, todos os seres da natureza, incluindo os homens tem potência para vir a ser algo. O que de certo comanda nossa potência de vir a ser algo, é a nossa vontade. Vontade essa de fazer determinada tarefa, ou se comportar de determinado modo, o conceito de vontade grego está intimamente ligado com o conceito de hybris, pois é a vontade que nos move, e vontade em exagero nos faz passar a medida do aceitavel.
Atualizando o conceito de Hybris ele pode ser entendido, como orgulho e arrogãncia, mas no sentido antigo a Hybris era sempre aplicada a um heroi que se denominava mais hábil que um Deus.
Como exemplo desse fato, temos as histórias de Áquiles, Ícaro e Prometheus. Áquiles, era um valoroso guerreiro que havia vencido inúmeras batalhas, mas se deixou levar por sua autoconficança, sendo que sua mãe o havia feito completamente invencivel, achava que não podia ser derrotado, até que Athena, permitiu que seu ponto fraco fosse atingido por um inimigo.
Prometheus, se julgou mais sábio do que Zeus e decidiu roubar o fogo do olimpo, resultando em seu castigo, sendo seu fígado devorado dia após dia por um corvo.
E Ícaro, foi castigado ao desafiar Apolo, voando muito proximo ao sol, ao fugir do labirinto de Creta.
Na antiguidade, a Hybris significava uma ação desmedida e, consequentemente de desrespeito aos deuses, o que na cristandade podemos ligar ao conceito de pecado.
Ambos, o pecado e a Hybris são ações desmedidas e merecem reprimendas.Na conceptualidade moderna uma ação de Hybris pode se equivaler a um vicio, o alcoolismo, o vicio em drogas, em jogo e tantos outros são fruto de uma ação desmedida e de Hybris, ou se julgar intocável pelas consequencias de uma ação.
Um crime também é uma ação definida pela Hybris, se devemos proteger uma vida, tomar a ação contrária é subjulgar a vida do outro colocando a sua como superior, ou seja, em tudo, julgada como uma ação desmedida. Na filosofia helenistica, a Hybris diz respeito ao vício que é o contraposto da virtude, que é o que a filosofia moral grega mais preza em seu sentido puro. A corrupção também é um sentido que a Hybris pode assumir, pois tanto no nível pessoal quanto no nivel público, se há corrupção da moral, há desmedida, há ganãncia e busca por poder.
Sendo assim, a pior forma de Hybris, pode ser a Hybris Pública, ou nada mais nada menos, do que a tirania. Pois analizando friamente, uma falta particular pode no mínimo prejudicar a mim e ao meu circulo mais proximo, mas uma atitude de Hybris, cometida em público, prejudica toda uma organização social.
Os mais capazes, percebem que o conceito de corrupção pública não é novo, nem o de tirania,e a Hybris pode estar presente em qualquer um de nós, mas um bom cidadão, deve saber também controlar seus instintos, ou como diz platão, colocar a frente da carruagem o cavalo branco da razão sobre o cavalo preto das paixões.
Devemos nos manter em equilibrio, e aceitar a vida como se desenha, se formos desmedidos só criaremos um problema maior do que o já existente. 
(É a partir deste conceito que me inspirei na criação de meu livro de ficção que espero poder compartilhar com voces em breve)    

Comentários