Porque Videogames estão piorando?

 




Desde que me entendo por gente eu jogo videogame. É meu passatempo favorito, por meio dele dou vazão a minha misera existencia e posso assumir o papel de outras vidas, pessoas e vivenciar situações diferentes do que o tédio da vida e de suas responsabilidades. 

Meu console favorito sempre foi o Playstation 2, cresci com ele, enxergo que naquele tempo os jogos eram mais divertidos do que são hoje, ou pelo menos os mais evidentes. As historias eram melhores, as temáticas mais elaboradas e os jogos mais divertidos.

Foi no Playstation 2 que as minhas franquias favoritas nasceram ou ficaram famosas, casos de Metal Gear e Yakuza, minha outra série favorita, Final Fantasy no Playstation 2 ganhou belos titulos como o final fantasy 10, 11 e 12. Outra série que me agrada, ''Persona'', ganhou Persona 3 e 4 hoje remasterizados e jogos de sucesso. 

O que essas quatro franquias tem em comum? Isso é muito facil de responder, enredo e jogabilidade interessante e nenhuma atitude predatória com o consumidor. Claro porque para fazer uma expansão para um jogo era necessário produzir outra mídia e não só a atualização. Sinto que hoje em dia os jogos, principalmente os das grandes empresas perderam empatia e qualidade, por isso há tantos remakes e remasters na praça, ''jogo novo bomba, lançamos o antigo e deixamos a nostalgia vender''. É claro que por exemplo, franquias como final fantasy ou jogos como Shadow of the Collossus, sofreram e tiveram seus remakes, mas o remake de final fantasy 7 não é so um remake, mas também adiciona cenas e muda a narrativa do jogo original mantendo-o interressante, no caso de SOTC o jogo rodava mal no ps2 e precisava de um remake bem feito. Mas qual o sentido de fazer remake de jogos que lançaram há pouco tempo como no caso de The Last of Us, Ghost of Tsushima e tantos outros?

A opção do remake, ou remaster quando não objetivamente necessária é um sinal de uma decadencia da industria, igual o correlato do cinema, que é tentar reviver uma franquia ''morta'' com atores que já não estão aptos a fazer o mesmo papel que faziam antes, como no caso de matrix, exterminador do futuro, rambo e tantas outras, por que não fazer como mad max? que reoxigenou seu enrredo e seu ator, aposentando mel gibson em favor de tom Hardy?

Digo o porque, porque criar algo novo demanda esforço e dinheiro e se o jogo não sair perfeito, claramente haverá criticas de pessoas que nem entendem sobre aquilo que falam e se intitulam gamers pois recebem jogos de graça das produtoras só por ter uma base de fãs consideravel, mesmo que isso tenha sido conquistado a muito custo e uso da wikipedia. 

O que faz um bom jogo é uma boa variedade, boa jogabilidade e boa historia, principalmente a historia. O jogo de videogame é uma arte narrativa e visual, mas se o jogo não tiver graficos de ponta e, tiver pelo contrário uma historia cativante ele com certeza fará sucesso.

Contar uma historia e ter uma boa jogabilidade é a obrigação de um bom jogo. Mas infelizmente nossas queridas empresas, que na época do PS2 não tinham jeito de enfiarem mil skins num só jogo, agora descobriram suas minas de ouro. As dlcs.

De todas as dlcs que já vi, muito poucas realmente inserem no jogo um conteúdo substancial, a não ser as dlcs de jogos de rpg, principalmente os da CD Project Red, ou os jogos da Obsidian, ou Diablo. Alias os RPGS são, na minha opinião, o gênero que está salvando a industria no momento em meio a tanta ganacia e trsteza.

por isso decidi fazer uma lista dos RPGS que você devia jogar porque tem boa Gameplay e bom enredo e são otimos jogos:

1. The Witcher 3 e Cyberpunk 2077 : esqueça o primeiro e o segundo (que REALMENTE precisam de Remakes pois tem a jogabilidade horrivel para os dias de hoje) The Witcher 3 é um jogo de conteúdo substancial, é para se perder e aproveitar, sua historia não perde ritimo e sua jogabilidade é refinada e ser o Geralt é muito melhor do que ver o Henry Cavill como Geralt. 

2. Final Fantasy 7 Remake e Rebirth: Dos unicos remakes que aprovo o que mais gostei foi o da série Final Fantasy, tanto o pixel remaster, que remasteriza e retraduz os primeiros jogos, como os remakes do sétimo jogo da franquia que adcionam historia e muda e atualiza sua jogabilidade melhorando-a.

3. Disco Elysium: O jogo para ser um detetive e sofer como um idiota. Disco Elysium é um jogo provocante, tocante e muito bem escrito, não é muito focado na jogabilidade, pois ela acontece por meio de textos, mas se você quer aprender como se faz uma boa narrativa e experenciar um bom jogo, este é ele. 

4. Toda a Série Baldurs Gate: Jogar Baldurs Gate não é para os fracos, o jogo é dificil, RPG com boa narrativa e jogabilidade complexa, mas vale a pena, pois o seu ápice com Baldurs Gate 3 é memorável e a Lariat Studios dá uma aula de como desenvolver um jogo para tantas outras produtoras preguiçosas. 

5. Toda Série Yakuza: por ultimo e não muito menos importante, a série Yakuza, ou atualmente Like a Dragon, é atualmente uma das séries de videogames mais consistente. Sempre contendo boa jogabilidade e história irrepreensivel, até mesmo reavivando generos esquecidos, pois a historia de Kiryu reaviva o gênero Beat em Up e a historia de Ichiban reaviva o RPG por turno de forma magistral, é uma das séries que recomendo jogar do começo ao fim, incluindo seus spin offs, como Ishin e Judgment. 

E mais, nenhum desses jogos tem dlcs que não valham a pena ser adquiridas, pois todas trazem conteúdo substancial para o jogo. No fim, o meu desejo é que a industia dos jogos pare de tentar ser megalomaniaca. Podemos sim voltar a pensar e fazer jogos mais simples, como Cuphead, ou Citzen Sleeper, é é preferivel que seja assim, mas seja bem feito. 

E no fim, no profundo abismo tais praticas abusivas de produtoras, só acontecem porque este estilo é financiado por quem consome o devido produto, então faça o dinheiro ir para os lugares certos.

Diziam no começo da geração online, que o jogo single Player ia morrer, mas na realidade é ele que está vivo e o multyplayer morre cada vez mais com jogos de formulas copiadas e nada originais. Eu recomendo amigo, que você jogue o jogo que desejar, mas não reclame quando seu jogo ''sempre online e de conta valiosa por causa de suas skins for descontinuado, pois na era de licensas, não somos donos daquilo que consumimos a não ser que ele seja físico.

Jogue mais, jogue single player, jogue RPG.  

Comentários