O Homem Invisivel - Ralph Ellison

Não, esse não é o filme/livro de ficção cientifica de Issac Asimov, é seu tão desconhecido e quase irmão gêmeo de titulo, escrito pelo autor americano Ralph Ellison.
Ellison escreveu esse livro, em plena luta pelos direitos dos negros nos EUA e em pleno momento de Ascenção das lutas pelos direitos dos negros protagonizadas por Martin Luther King.
O personagem do livro não tem nome, é invisível, no inicio do livro ele se declara invisível, ´´I am the Invisible man´´ , no decorre da  história ficaremos íntimos dele e tentaremos descobrir porque ele é invisível. Ele se declara invisível, porque os ´´outros não o enxergam´´ (os brancos) e ele está completamente perdido em escuridão. O romance é uma biografia desse personagem que não tem nome, conta seus anos num colégio superior, sua expulsão desse colégio, seu tempo de estadia no Harlem onde entra em contato com a militância negra conhecida somente como a ´´Irmandade´´, sobre a tutela do irmão Jack. Nessa Irmandade, e a medida em que nosso personagem, entra e galga em seus escalões, apenas dotado de sua voz e seus discursos sobre os direitos dos negros as coisas começam a se complicar. O nosso personagem começa a ser notado e a atrair inimigos.
O romance tem uma das frases finais mais emocionantes em que eu me deparei:

                                                   ´´ I am nor  invisible Anymore, and i am preppared, to get out of the dark hole.´´


        Essa frase final, mostra a evolução do personagem, a evolução do humano, a fé e que a luta surtiram efeito, para que ele próprio pudesse se reconhecer, e conhecer a sí mesmo, para depois ser reconhecido pelos demais cidadãos.

O romance trata da afirmação racial buscada pelos negros no anos 50/60 de forma sutil, mostrando as diferenças entre os negros do sul e norte por exemplo, e de forma direta quando mostra o confronto entre a irmandade e o seu principal antagonista Raz o Destruidor em plena Nova York

PS: em 1959 o livro ganhou o premio nobel de literatura, fazendo com que Ralph Ellison fosse o primeiro escritor negro contemplado com o premio.

PS (2): O próprio Ellison admitiu, que o romance pode ser considerado sua autobiografia       

  
               

Comentários

  1. PS: em 1959 o livro ganhou o premio nobel de literatura, fazendo com que Ralph Ellison fosse o primeiro escritor negro contemplado com o premio.

    Prémio Nobel da Literatura em 1959 - foi o italiano Salvatore Quasimodo.
    Será que queria dizer que, com este livro, foi vencedor do NATIONAL BOOK AWARD? possivelmente.

    O prémio Nobel da Literatura não visa premiar um livro mas sim uma carreira!

    ResponderExcluir

Postar um comentário