Permissão para Falar, Excelência!

        


Não nos preocupamos com a liberdade porque a damos como garantida, mas na verdade ela não é nem próxima de natural para o ser humano. O natural do ser humano é ser subjulgado e comandado, nos acomodamos muito com representantes, representando nossos interesses, que nos descuidamos com esse aspecto da liberdade.

Mas o que acontece quando os nossos representantes e grandes corporações ameaçam o direito de nos expressarmos como quisermos? Que fique claro que, o conceito sagrado e natural da liberdade, sobretudo da liberdade de expressão surgiu porque a Burguesia recém formada precisava ser livre, e ser livre pra se reunir e discutir os negócios de forma livre era bom para a economia de um país, todo o ''direito'' do cidadão antes dessa revolução comercial era concedido por meio de uma autoridade. 

O que mudou foi que o cidadão médio descobriu com isso as vantagens de ser livre, e tendo livre acesso a cultura com a chegada da imprensa e dos jornais, a sociedade evoluiu e segue evoluindo. Então podemos concluir por meio desse raciocínio que, a liberdade em sua forma geral é benefica para a evolução da sociedade, pois quanto mais uma sociedade é livre, mais potencialidades de crescimento ela tem.

Isso, acredito foi ponto pacífico até que algum cidadão decidiu criticar medidas do governo que o prejudicavam, após isso começarqam-se as prisões, as perseguições, o assasinato de reputação, e tudo mais que estamos cansados de acompanhar por ai.

Uma historia que me lembro bem, foi quando Giordano Bruno descobriu que a terra era oval e não reta como pregava a igreja, resultado acusaram- no de espalhar mentiras e o queimaram em praça pública.

Sócrates também foi condenado por expressar suas convicções e ser contra o governo ateniense estabelecido na época, resultado foi morto por veneno.

A livre expressão inegavelmente nos ajudou a evoluir como sociedade, mas nunca é facil uma ideia nova se desenvolver. Ela encontrará muita resistencia, a não ser que seja desenvolvida em um ambiente livre de censura e posta a prova de questionamentos. 

Alias é asim que a ciencia se desenvolve, com teste, discussão e provas, o achismo e a censura então são os inimigos do desenvolvimento do conhecimento humano.

Se a censura dificulta o desenvolvimento do pensamento do homem, porque muitos homens tentam justifíca-la com benéfica? Geralmente, a censura ocorre quando uma opinião incomoda o poder dominate, tanto a esquerda quanto a direita já se utilizaram de censura para manter o status quo de seu poder.

A direita em nome da familia e dos bons costumes, já tentou censurar os videogames, o rock, o rap, os negros, e outros movimentos sociais. E a esquerda tenta censurar, em nome da democracia, redes sociais, manifestações, whatsapp, e seus coligados. 

Mas se a democracia é sinônimo de liberdade, e se a liberdade é resguardada pela maioria das costituições liberais que temos, porque muitos tentam restringir principalmente a liberdade de discurso?

Simples, porque a verdade incomodando o poder dominante é um impecílio para que ele domine. E dominar a mente é o grande passo, para dominar o corpo. A mente de qualquer ser humano é sua '' Casa das ideias'' e muitas vezes ideias mudam o mundo. Se a mente de alguem está dominada, isso impede com que ela pense com clareza, pois a mente dominada e doutrinada por um poder controlador é capaz de desenvolver suas funções básicas, e sendo assim, é incapaz de cumprir sua função natural: direcionar as ações humanas. 

Um poder é autoritário quando limita o potencial de seus cidadãos, a mente é o que nutre o corpo de esperança, desejos e vontade, banir o pensamento e sua livre expressão seria então relegá-la a escuridão e impactar toda a criação e evolução da humanidade. Quantas obras artisticas fantasticas perdemos por causa da censura de expressão? isso nunca saberemos, pois  o silêncio do passado é irrecuperável. 

Não é so a arte que é prejudicada quando tolhemos o livre exercicio do pensamento, o discurso político que é essencial para o melhoramento social, questionar é sem falha, o dever fundamental do ser politico, comando pacífico só é aceitável para coisas inanimadas, e pessoas não são coisas.

Questionar os mandatários é processo fundamental da sociedade se ela quer ser igualitária e justa. Aqueles poderosos que temem as criticas são fracos de carater e pretendentes a ditadores, se criticamos obras artisticas, porque não criticariamos quem tem passe para nos representar?

Ser um representante público, seja qual for a função não lhe dá poderes especiais, voce é sujeito a lei e deve respeitá-la como qualquer outro e se qualquer outro está sujeito a criticas voce também está;

O debate  politico só avança com a livre circulação de ideias, alias, a humanidade só avança desse modo, e medo de ciencia e tecnologia e supostas proteções a coisas intangiveis, so atrasam nosso potencial como humanos.

Então proponho aqui, que sejamos consciente e contra qualquer barragem ao desenvolvimento do discurso e do conhecimento humano, e que releguemos essas praticas aos trogloditas e seres impensantes.

Sim, o discurso pode influenciar, mas uma mente livre pode buscar informações em diversas fontes possiveis, por isso quanto mais o livre acesso a informação for normalizado, mais cultura nós teremos. E se o homem comum pode cometer erros e se enganar, por que dariamos poder de censura a um homem para censurar? sendo que a unica coisa que nos separa é um cargo.

Alem do mais, o que nos garante que a arma que censura nossos inimigos nao será usada para nos censurar no futuro? Isso mesmo nada. 

Liberdade de discurso e pensamento é essencial para a existencia da sociedade, e não devemos deixa-la ser cerceada por intermédio de qualquer argumento, nem mesmo que seja para salvar nossa frágil democracia. Alias, quanto mais se censura, mais uma ideia tem chance de prosperar, a censura não acaba com uma ideia, pois é  impossivel, matar uma ideia já dizia aquele mascarado inglês que foi criado pelo Allan Moore. 

Deixe que o homem decida o que seguir, só proteja os seus direitos fundamentais, e não ouvir mentiras não é um deles, pelo que me ocorre.       




Comentários